
Terapia Floral
Os Florais são essências extraídas de flores específicas, que têm como objetivo transformar estados mentais e emocionais "negativos" em "positivos", através do que o Dr. Bach chamou de Lei dos Opostos, ou seja, para cada emoção ou estado mental negativo (tristeza, depressão, medo, estresse, ansiedade, agitação, insegurança, entre outros), existem Essências Florais que trazem as virtudes opostas e positivas como: alegria de viver, coragem, tranquilidade, paz, serenidade, autoconfiança e segurança; proporcionando equilíbrio físico, mental e emocional.
O objetivo da Terapia Floral é o equilíbrio das emoções
Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar como: insatisfação, incerteza, insegurança, raiva, mágoas e tantos outros.
A Terapia Floral utiliza-se do Campo de Consciência das flores como instrumento auxiliar no processo do desabrochar e do cultivos das virtudes naturais da Alma. Na essência da flor não há desequilíbrios ou desarmonias.
Para o Dr. Bach, a doença seria o resultado do conflito da Alma (Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior - o que nós somos no nosso dia a dia).
O que deve ser tratado é o conflito da Alma e não a doença
Ele entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.
Apontou então, sete caminhos do equilíbrio emocional: paz, esperança, alegria, fé, segurança, sabedoria e amor.
O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional, da harmonia e da integração.
As Essências Florais tratariam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.
Terapia das Essências Florais
e demais Essências de Campos de Consciência-ECC
na atualidade
Após o desenvolvimento das Essências Florais pelo Dr. Bach, ao longo das últimas décadas, diversos Sistemas Florais e das demais ECC foram sendo desenvolvidos em várias partes do mundo, cada um com suas peculiaridades, determinadas pelas flores, minerais, animais, ambientes, ecossistemas e demais provedores de campo de cada região aliadas às intencionalidades, sensibilidades e percepções dos sintonizadores.
No Brasil as Essências Florais surgiram na década de 1980 e foram se expandindo no decorrer dos anos, adquirindo vários adeptos, de várias idades, culturas e classes sociais; pois beneficiam todos os seres, de maneira indistinta, incluindo animais, plantas, ambientes e ecossistemas.
Atualmente a ABRACAMPO - Associação Brasileira de Pesquisadores de Essências de Campos de Consciência (ECC) - tem se dedicado ao trabalho de conscientização da comunidade com relação à possibilidade e necessidade do uso das ECC como auxiliar no equilíbrio e harmonização da Natureza, em locais que sofrem ou sofreram processos de degradação ambiental decorrentes de um crescimento socioeconômico desordenado e não sustentável.
Florais e demais ECC não são considerados medicamentos ou drogas,
não são Homeopatia e nem Fitoterapia.
As Essências Florais e demais ECC não possuem nenhum princípio químico ativo, sendo preparadas através dos Campos Conscienciais das flores ou de outras manifestações da Consciência da Natureza.
São extremamente naturais e não apresentam nenhum efeito colateral.
Podem ser utilizadas por pessoas de todas as idades, sem contraindicações.
Não substituem tratamentos e cuidados médicos ou veterinários, os quais jamais devem ser interrompidos.
Não interagem com nenhuma medicação, seja alopática ou homeopática, fitoterápica ou outra, podendo ser indicados em associação a estas, de forma a potencializar o processo de cura, que envolve não somente o corpo físico, mas também os corpos sutis extrafísicos, atuando por ressonância, no Campo de Consciência dos seres interagentes, contribuindo para a conquista da saúde plena e duradoura que desejamos.

A Terapia Floral foi idealizada pelo médico e cientista inglês Edward Bach (1886-1936).
Bach acreditava que as doenças são consequências de estados de conflitos internos que geram desarmonia entre a mente e o corpo. Defendia que a cura encontra-se dentro de cada um e se faz à medida que substituímos os defeitos que nos fazem agir contra a harmonia do universo e os nossos desígnios de Alma, por suas virtudes opostas.
Essas virtudes podem ser estimuladas e desenvolvidas com a ajuda da Terapia Floral que se utiliza do Campo de Consciência das flores flores e de vários outros provedores de campo, como fonte de cura e equilíbrio.